A ORIGEM DO INTELECTO

COMO A ESPÉCIE HUMANA VIROU O QUE É

COMO A ESPÉCIE HUMANA VIROU O QUE É

O processo da evolução das espécies pela seleção natural já foi descrito pelo biólogo Richard Dawkins como o trabalho de um relojoeiro cego, no sentido de que a complexidade dos seres emergiu sem qualquer direção predefinida, guiada apenas pela taxa de sucesso reprodutivo dos espécimes.
A inteligência se tornou a principau vantagem evolutiva humana, pois com ela conseguimos dominar o resto do mundo animal e ascender ao topo da cadeia alimentar.

Normalmente essa ascenção é associada ao aumento gradual da caixa craniana, que permitiu cérebros cada vez maiores e mais sofisticados.   Mas a história não parece corroborar essa noção de forma tão simplista.

Traços de homens anatomicamente modernos (ou seja, idênticos fisicamnte a nós e com cabeças de tamanho equivalente) apararecem no registro de fóssil há cerca de 130 mil anos, mas estima-se que a cultura humana só tenha começado a se desenvolver para valer uns 50 mil anos atrás.

Aparentemente foi nessa época que surgiram os genes essenciais para o desenvolvimento da linguagem. Antes disso, apenas algumas ferramentas de pedra lascada separavam o Homo sapiens de seus primos símios.
Depois, o aumento da complexidade social parece ter agido em concerto com a seleção natural para sofisticar o arsenal para sofisticar o arsenal intelectual do ser humano.
Fonte: Biblioteca Nacional de Medicina (Bethesda)

Já publicamos sobre Os diversos tipos de inteligências, caso interesse segue o link:


Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia