Estresse pós-traumático


Estresse pós-traumáticoPertubação psíquica decorrente de e relacionada a um evento ameaçador a pessoa ou sendo este apenas testemunha de uma tragédia.
Etiologia: ambiental (evento estressante ou traumático), envolvendo também aspectos genéticos.
Na clínica: consiste em um tipo de recordação de revivescência, na qual, além de recordar as imagens, o traumático se sente como se estivesse vivendo novamente a tragédia, como todo o sofrimento que ela causou.
Para o diagnóstico, é essencial que a pessoa tenha experimentado ou testemunhado um evento traumatizante ou gravemente ameaçador, com reação marcante de medo, desesperança ou horror imediatamente após o evento.
Deve passar a ter recordações vivas e intrusivas (involuntárias e abruptas) incluindo a recordação do que pensou, sentiu ou percebeu enquanto vivia o trauma. Podem ocorrer pesadelos baseados no tema. As situações que lembram o evento causam intenso sofrimento e são evitadas. A recordação dos aspectos essenciais do trauma podem também ser apagada da memória. Apessoa pode afastar-se do convívio social e de outra atividades mesmo que não relacionada ao evento.
Outro sintomas: insônia, irritabilidade, dificuldade de concentração, respostas exageradas estímulos normais ou banais. 
Diagnóstico: Clínico com permanência dos sintomas por no mínimo um mês tratamento mais efetivo é a psicoterapia.

Comentários

  1. Achei muito interessante o seu texto sobre este assunto me deu uma clara noção sobre o assunto além de me instigar a pesquisar mais sobre o mesmo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO É IMPORTANTE PARA NÓS, OBRIGADO!

Psicologia Acadêmica..

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia