A resplandecente borboleta

Que as borboletas são belas, ninguém se discute.  Mas de onde teria vindo seu nome?
A resplandecente borboletaA resplandecente borboleta porque são chamadas de borboleta?  Diz-se que vem do latim belbellita, que evoca algo belo.
Faz sentido, dadas as cores espetaculares encontradas nas asas dessas criaturas. "Borboletear" , em português, significa "sair voando" por ai, livre, leve e solto.
O nome desses animais em inglês (butterfly), entretanto, sugere outra origem.  Aparentemente, o "butter" se refere mesmo à manteiga.
A palavra tem mais de mil anos e é igual em outras línguas saxãs, como o holandês e o alemão.
A dúvida que surge é: seria essa uma das primeiras referência à cor amarelo-manteiga de uma  das primeiras borboletas a surgir  na estação primaveril? Ou teria relação com o fato de que as borboletas parecem ter uma estranha atracão pelo processo que produz a manteiga a partir do leite, talvez por ação de um feromônio exalado durante o processo?

A maldita mariposa
O que mariposas e sonhos têm em comum? Como criaturas aladas da noite, esses insetos há muito tempo assombram a imaginação humana.
A maioria de nós está dormindo quando a mariposa está ativa, embora possamos vez por outra vê-la numa janela iluminada ou sob uma luz forte.
Alguns acreditam que as mariposas pálidas são as almas dos mortos, enquanto as grandes e escuras são conhecidas no folclore caribenho como "bruxas".
Em tempos antigos, a personificação da alma era a deusa grega Psiquê, muitas vezes representada por artistas e poetas românticos com asas de mariposas, ou mesmo como a própria criatura.
Seu nome sobrevive até hoje na palavra "psicologia" e, claro, "psicanálise" - a técnica criada por Sigmund Freud.

Comentários

Obras Completas de Freud

Postagens mais visitadas deste blog

Hiperatividade (TDAH/THD)

DICIONÁRIO DE PSICOLOGIA

O que é nosologia? psicodiagnóstico para que serve?

Milhares de livros completos para download

Kurt Lewin - pesquisa-ação - breve biografia